Os acordos ambientais mais importantes de hoje

Como compreender todos esse problemas ambientais de hoje? Por que será que o mundo está com tantos problemas? E o que os países fazem e já fizeram para tentar reverter ou controlar esta situação? Aqui vão os acordos e tratados ambientais mais importantes da nossa história para te ajudar a entender um pouco mais sobre isso.

1ª CNUMAD (Estocolmo, 1972) – Reconhece que o homem é mais que um “fator antrópico”. Dá início à mobilização mundial em defesa dos ecossistemas naturais.

RELATÓRIO BRUNDTLAND (1987) – Cria o termo “desenvolvimento sustentável” que inclui o tripé: crescimento econômico, conservação do meio ambiente e justiça social.

ECO 92 (Rio de Janeiro, 1992) – O termo “desenvolvimento sustentável” passa a ser visto como aquele que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer as geraçõs futuras. Cria a AGENDA 21: conjunto de medidas que deveriam ser adotadas localmente para solucionar problemas socioambientais globais. “Pensar globalmente, agir localmente”.

PROTOCOLO DE KYOTO (1997) – É o tratado mais conhecido por ter ser global e o único que estabelece uma meta para cada país. Tem o objetivo de reduzir os gases agravadores do efeito estufa. O protocolo estabelece uma taxa de redução de emissão de carbono para cada país. Prevê um “mercado de carbono” onde os países centrais “compram o direito de poluir” de países periféricos. O que isso significa? Um país poderia pagar a outro para que este diminuísse sua taxa emissão por ele e assim não o país diminui sua própria, e não afeta sua produção industrial interna. Países que não assinaram imediatamente o acordo: Rússia (2002), China (2002), Austrália (2007) e EUA (ainda não aderiou ao tratado).

RIO +10 (Joanesburgo, 2002) – 10 anos após a ECO-92, o Rio estabelece incentivos para a implementação da AGENDA 21.

COP 15 (Copenhagen, 2009), 15ª UNCCC – Países se reuniram para discutir a mudança do clima, mas não entraram em consenso sobre os índices de redução de cada nação.

Fonte para esta matéria: aula de geografia do professor Luís Guilherme.

BM

About these ads

About fadbrasil

FAÇA DIFERENÇA!
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s