Já ouviu falar no Ano Internacional das Florestas?

No dia 02 de fevereiro de 2011 a ONU oficialmente lançou a data para alertar a importância da preservação. E com isso a ONG Conservação Internacional (CI) divulgou as florestas que mais correm risco de sumirem do mapa. Com apenas 10% de sua cobertura vegetação original e abrigando cerca de 20 mil espécies de plantas, a Mata Atlântica, nacosta brasileira, é uma delas.

Você sabia que hoje em dia as florestas cobrem apenas 30% da área do planeta? E só nesses 30% elas abrigam 80% da biodiversidade terrestre mundial.

As florestas estão sendo destruídas a uma taxa alarmante para dar lugar a pastagens, plantações, mineração e expansão de áreas urbanas. “Com isso, estamos destruindo nossa própria capacidade de sobreviver” alerta Olivier Langrand, diretor de política internacional da CI.

A CI divulga também que cerca de três quartos da água doce acessível do mundo vêm de vertentes florestais, dois terços de todas as maiores cidades de países em desenvolvimento dependem de uma floresta em sua proximidade para o suprimento de água limpa.

O alerta da ONG também é dirigido aos governos, para que eles repensem seus programas de proteção e preservação de suas floresta, como afirma Langrand. “Florestas saudáveis nos oferecem os melhores meios econômicos para enfrentar os diversos desafios ambientais da mudança climática e a crescente demanda por produtos florestais”, diz.

Matéria original:

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/10-florestas-mais-ameacadas-mundo-617593.shtml

BM

About fadbrasil

FAÇA DIFERENÇA!
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s