Comece um programa de reciclagem.

Qual é o lugar em que passamos a maior parte do nosso tempo? A escola. Todos os dias, há muitos adolescentes nas escolas… além dos adultos que trabalham nela. E existem milhares de escolas no país. Imagine o bem que todas essas pessoas podem fazer pela Terra, se tentarem! Uma maneira realmente interessante de envolver a sua escola e todo o pessoal ligado a ela na salvação da Terra é dar início a um Centro de Reciclagem Escolar.

O que você pode fazer?

• Diga a seu professor que você gostaria de dar início a um centro de reciclagem. Isso seria um belo projeto da classe para uma aula de ciências ambientais.

Para ter um centro de reciclagem em sua escola você precisará de algumas coisas especiais:

• Várias caixas grandes de papelão resistente – ou latões – para recolher o vidro, o metal e o papel. Lembre-se: não deixe as caixas do lado de fora para não molharem.

• Um lugar para guardar os materiais reciclados, que seja de fácil acesso, mas que não fique no caminho.

• Avisos que indiquem o tipo de material que vai para cada recipiente… e o que fazer com ele. Por exemplo: você deve lembrar as pessoas que tenham cuidado especial com o vidro, a fim de que um monte de vidro quebrado não acabe espalhado pelo chão. E você deve lembrar às pessoas que é preciso tirar as tampas e chapinhas de potes e garrafas antes de colocá-las nos caixotes.

• Uma coisa muito importante: você precisará de uma maneira de levar o material reciclado para o centro de reciclagem de sua cidade. Se você não juntar coisas demais e o pai de alguém puder emprestar um carro ou um caminhão, organize um dia de coleta – digamos um sábado pela manhã -, quando um grupo de adolescentes iriam à escola e ajudaria a levar o material para o centro de reciclagem.

• Talvez tenha em sua região uma ‘coleta a domicílio’. Nesse caso, você só precisa colocar as caixas do lado de fora na calçada, na véspera da coleta. Telefone para a prefeitura da sua cidade para obter maiores informações. ( Se não houver uma ‘coleta a domicílio’, você pode lançar um projeto para que a sua cidade dê início a ela.)

Faça Funcionar:

Depois de instalar o centro de reciclagem na escola, assegure-se de que todos saibam disso.

• Faça cartazes anunciando o centro. Talvez isso seja um ótimo projeto para a aula de artes.

• Vocês podem mandar anúncios para o jornal, rádio e estações de tevê de sua localidade. Talvez até vejam sua escola na tevê!

• E quanto as outras escolas? Pode haver até um concurso amigável entre elas para ver quem recicla mais, ou se diverte mais com a reciclagem!

Espero que com essas dicas vocês possam começar um projeto de reciclagem na escola, bairro, cidade entre outros lugares!

Podem nos perguntar e pedir ajuda para qualquer coisa!

Retirado do livro “50 coisas simples que as crianças podem fazer para salvar a Terra”

BB

About fadbrasil

FAÇA DIFERENÇA!
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s