China afirma que a natureza pagou por seu crescimento econômico acelerado nos ultimos anos

“O governo da China reconheceu nesta sexta-feira (3) que o boom econômico vivido no país nos últimos anos fez o meio ambiente local pagar um alto preço.

De acordo com a vice-ministra de Meio Ambiente, Li Ganjie, mais da metade das cidades chinesas são atualmente afetadas por chuva ácida e um sexto dos principais rios estão poluídos, com água imprópria inclusive para agricultura.

A degradação ambiental que acompanhou o crescimento vertiginoso da China emergiu como uma das principais falhas do país, o que ocasionou protestos contra a incapacidade notória de Pequim em combater o problema de forma eficaz.

O governo tem prometido limpar seu ambiente contaminado, mas não parece corresponder com recursos e vontade política para cumprir as ordens. “A situação ambiental global ainda é muito grave, com muitas dificuldades e desafios”, afirmou a vice-ministra.

Segundo Li Ganjie, as águas de cidades emergentes como Xangai, Tianjin e Guangzhou foram classificadas como muito poluídas, com a existência de pequenos trechos limpos nos arredores da ilha turística de Hainan.

O monitoramento da poluição apontou que 16,4% dos principais rios da China foram classificados com notas baixas, o que significa que não atingem sequer os níveis necessários para irrigação agrícola. Apenas 3,6% dos 471 municípios monitorados têm as melhores notas para a limpeza do ar e houve uma perda contínua de biodiversidade em todo o país, acrescentou a vice-ministra.”

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/06/china-afirma-que-boom-economico-fez-meio-ambiente-pagar-alto-preco.html

BM

About fadbrasil

FAÇA DIFERENÇA!
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s