Cidade mineira reverte lixo em combustível

“Atualmente, o Brasil produz cerca de 180 mil toneladas de lixo por dia. Mas, pra onde vai todo esse entulho? Sabemos que o ideal seria a reciclagem, porém o país ainda não dispõe de tecnologia em larga escala para transformar esse lixo em energia elétrica.

Contrariando esse fato, a prefeitura da cidade mineira, Unaí, implantou o Projeto Natureza Limpa que consiste em gerar energia através do lixo. Em parceria com um empresário local, foi implantada uma mini usina de carbonização do lixo. Apesar de o processo ainda não produzir energia elétrica, os detritos utilizados se transformam em combustível para as siderúrgicas do Estado e matéria prima para indústrias químicas.

Este sistema já recebeu a licença ambiental e pode, futuramente, se tornar uma boa opção para fechar os lixões de todo o país. Aliás, estes são responsáveis por poluir o ar, a água, o solo, o subsolo e o lençol freático e estão condenados, pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, a fecharem em até 4 anos.

Estima-se que até o fim de 2011 todo o lixo coletado diariamente deverá ser queimado, dando fim ao aterro sanitário local. O professor da universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do Conselho de Pesquisa em Tecnologia de Geração de Energia a Partir de Resíduos (WTERT Brasil), Sérgio Guerreiro, apoia o projeto “a melhor maneira de gerenciar o lixo seria extrair os recicláveis. Com o que sobra, geramos energia por meio de incineração. Isso já ocorre em diversos países europeus”.

Retirado de: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-tratamento-do-lixo-em-unai

 

About fadbrasil

FAÇA DIFERENÇA!
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s