Deixe seu natal mais sustentável.

O natal está chegando e as ruas, avenidas e casas demonstram o espírito natalino em cada uma de suas decorações. É possível deixá-las mais sustentáveis, através do reaproveitamento de materiais que seriam facilmente descartados. Foram separados dez itens que podem ser feitos com materiais usados, assim você ajuda o meio ambiente e ainda economiza. Você pode chamar crianças para participarem, assim eles se divertem enquanto preparam os enfeites.

1. Árvore de natal de madeira velha

Aprenda a “construir” uma árvore de natal com o reaproveitamento de materiais. A sugestão é simples, e para fazer sua “obra de arte” basta ter restos de madeira, pregos e martelo. Com eles você pode criar árvores pequenas, grandes ou do tamanho de enfeites.

Image

 

2. Enfeites de natal com resíduos de jardim

A sugestão é utilizar “restos de jardinagem” como pequenos gravetos e transformá-los em enfeites natalinos. Os enfeites são fáceis de criar e podem ser feitos até pelas crianças. Para ter uma noite estrelada, use galhos do jardim para fazer as decorações de janelas ou da própria árvore.

Image

3. Enfeite de rena reaproveitando rolhas

As rolhas usadas podem ser reaproveitadas e transformadas na base de um enfeite de natal. Com este material será feito uma rena. O trabalho é tão simples que crianças de três anos poderão ajudar.

Image

4. Guirlandas de natal com garrafas PET

As garrafas PET estão presentes no nosso dia-a-dia e são responsáveis por grande volume nos lixões e aterros sanitários bem como a contaminação do solo. Porém existem diversas maneiras de você evitar o descarte deste material que pode ser totalmente reaproveitado.

Image

5. Enfeite para árvore de natal feito de lâmpada queimada

Para transformar sua lâmpada velha em enfeites de árvore de natal, basta pintá-las a mão livre com motivos natalinos. O desenho é simples e fácil de fazer, porém se desenhar não for seu ponto forte, a sugestão é pintá-las com as cores do natal, vermelha e verde.

Image

6. Anjinhos de natal utilizando latas de alumínio

Latas de alumínio são um dos materiais mais reciclados no Brasil. Por não ter aparentemente muita funcionalidade, este vasilhame acaba sendo descartado. No entanto, ele pode ser muito utilizado para fazer artesanatos. A sugestão é utilizar as latinhas para fazer anjinhos, que podem ser usados para enfeitar presépios, móveis ou árvores de natal.

Image

7. Presépio de revistas velhas

Presépios sempre fazem parte da decoração de natal. A dica é inspirada no projeto de artesãos vietnamitas que utilizam revistas velhas como matéria-prima.

Image

8. Sino de natal reutilizando garrafas PET

É possível dar um destino melhor para as garrafas plásticas. Ensinamos como transformá-las em um lindo sino de natal.

Image

9. Árvore de natal de garrafas PET

Para ajudar a minimizar o problema dos aterros sanitários e ainda economizar dinheiro ensinamos como fazer uma árvore de natal reaproveitando garrafas PET.

Image

10. Boneco de neve e floco de neve

Os enfeites podem ser feitos com restos de tecido, meias, palitos de sorvete, entre outros. A dica que separamos, é um enfeite de boneco e um floco de neve, feitos de maneira sustentável.

Image

 

É isso gente. Espero que tenham gostado e que possam fazer não somente nesse natal, mas nos próximos também. 

Para saber mais entre em: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/3929/10_enfeites_natalinos_sustentaveis_para_voce_fazer/ 

Retirado de: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/3929/10_enfeites_natalinos_sustentaveis_para_voce_fazer/

BB

 

 

About fadbrasil

FAÇA DIFERENÇA!
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s