Um acampamento internacional onde fiquei 21 dias discutindo os assuntos mais discutidos no mundo com 30 pessoas de 20 nacionalidades diferentes :)

É, parece muita coisa….. e foi. Minhas férias foram super agitadas e conheci muita gente de culturas muito diferentes e aprendi muita coisa nova com elas.

Mas deixa eu explicar o objetivo do acampamento direito: a organização tem como meta fazer os participantes formarem opiniões sobre temas internacionais, interculturais e pessoais, e terem uma atitude positiva na resolução de conflitos. Além disso, visa despertar o senso de responsabilidade quanto à preservação do nosso planeta e questões sociais. Por acaso essas palavras lembram vocês de alguma coisa ou alguém? Exatamente, esse acampamento era a minha cara!

Passamos 21 dias dentro de uma escola primária planejando atividades e selecionando temas para discussões. Um dos temas escolhidos foi o desperdício de água e a atividade realizada foi a seguinte: Fomos divididos em 3 grupos, estes sendo países desenvolvidos (5 pessoas), países em desenvolvimento (8 pessoas) e países subdesenvolvidos (o resto das pessoas) e nosso objetivo era encher 2 baldes de água. No entanto, os países desenvolvidos poderiam encher com uma jarra; os em desenvolvimento com um copo; e os subdesenvolvidos tinham que encher com as mãos. Não me lembro se algum dos grupos conseguiu encher os baldes inteiros, só sei que o resto do dia foi intenso. Também era parte da atividade o fato de que ninguém poderia tomar banho e só tinha um banheiro disponível para as 30 pessoas. Foram filas e filas no banheiro o dia inteiro, mas quanto ao banho, as pessoas conseguiram levar na boa. Ninguém podia beber água a hora que quisesse, existia a hora da água. 4 vezes ao dia podíamos encher nossa caneca e beber um pouco de água e isso talvez tenha sido a parte mais difícil para mim…. No final, rolou uma discussão maneira sobre o que devemos fazer para que não gastemos uma quantidade absurda de água. Eu disse: fechar a água quando não tiver se lavando no banho; fechar a água enquanto escova os dentes; e, sempre pensar naqueles que não tem a mesma quantidade de água disponível que nós temos… deixo o resto das reflexões abertas para que vocês possam pensar por vocês mesmos😉

ImageEsse é o meu grupo participando da atividade, éramos os países em desenvolvimento.

Outra atividade que fizemos foi a relacionada a imagem do corpo. Foram distribuídos papeis com gráficos e a atividade era realizada em partes. Na primeira parte cada um tinha que se desenhar no papel e marcar no gráfico em uma escala de 1 a 100 o quanto era feliz com seu corpo. Depois, era permitida uma mudança -colar recortes de revista em cima do desenho- em qualquer parte do corpo desejada e era marcado no gráfico o quão satisfeito você estava depois dessa mudança e todo o processo se repetia mais uma vez. A discussão foi realizada em torno desse tema e assuntos como marcas e o quanto elas influenciam na imagem corporal de uma pessoa, foram abordados. Durante esse dia inteiro não podíamos nos olhar no espelho porque em qualquer um dos espelhos do campsite tinha escrito: “Espelho, espelho meu, quem é a mais bela de todas? VOCÊ!”. Foi uma atividade interessante para ver o ponto de vista do pessoal🙂

Image

Foi uma experiência incrível! Vou contando mais para vocês aos poucos🙂

Quem sabe passar um dia junto com os amigos fazendo atividades parecidas não será o máximo? Pensem nisso!

BB

About fadbrasil

FAÇA DIFERENÇA!
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s