A educação no século XXI

Oi gente, feliz ano novo! Hoje vim falar de um tema muito importante para todos: educação. Todos nós já frequentamos ou estamos frequentando escolas e universidades e podemos perceber como as aulas que assistimos são sempre moldadas e acabam se tornando repetitivas. Isso faz com que o interesse dos alunos diminua cada vez mais….

Como vocês sabem, sou professora de um pré-vestibular e tento cada vez mais mudar a maneira “quadrada” que dou as minhas aulas. Busco diversas dinâmicas de grupo ou individuais que podem fisgar a atenção dos alunos junto com meus colegas de trabalho.

Hoje, navegando na internet, me deparei com uma plataforma incrível chamada Quero na Escola. A plataforma funciona da seguinte maneira: os estudantes solicitam através do site uma atividade que gostariam de ter em sua escola. Voluntários que tenham conhecimento sobre o assunto se cadastram para oferecer uma oficina, que pode tanto abranger um único aluno ou estudantes de todo um turno escolar.

Até a, cinco oficinas já foram intermediadas através do Quero na Escola (artesanato, fotografia, cerâmica, contação de histórias e uma palestra sobre machismo e racismo), todas em escolas de São Paulo.

Achei a ideia muito interessante, vocês podem se inscrever para serem voluntários do projeto se acharem que podem dar algum tipo de aula! Eu já estou de olho para ver se aparece algo com que eu possa contribuir!

Além disso, para quem quiser se aprofundar mais no assunto tem um documentário super legal chamado “Quando sinto que já sei” da Despertar Filmes. Ele conta um pouco sobre a tentativa de pensar fora da caixa quando se trata do tema aula. Vale muito a pena assistir!

Penso em fazer um livro de atividades/dinâmicas que possam ser aplicadas em sala de aula e façam com que os alunos se interessem mais pelo conteúdo que deve ser passado. O que vocês acham?

Espero que gostem do filme!!🙂

BB

About fadbrasil

FAÇA DIFERENÇA!
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s