Como pensar em todas as pessoas que podem consumir o que nós projetamos?

Olá pessoal, como vocês sabem sou estudante de design de produto e esses dias quando estava voltando da faculdade pensei que pudesse compartilhar alguns pensamentos com vocês.

Período passado tive uma matéria na qual eu tinha que desenvolver um projeto com cunho sócio-ambiental e para isso tínhamos como suporte aulas que passavam conteúdos relacionados aos temas social e ambiental. Na aula que falava mais dos aspectos sociais, a professora nos apresentou um princípio do design chamado Desenho Universal. O desenho se torna universal quando o produto possibilita a realização ou a prática das atividades e tarefas cotidianas de todo ser humano, buscando sempre a inclusão.

Um dos nossos objetivos no projeto era conseguir incluir esse conceito no que estávamos criando. Para isso foi necessário pesquisar os diversos públicos que nosso projeto poderia ter, e ainda mais complexo do que isso, era preciso entender as diferenças.

E como fazemos para sermos iguais na diferença?

É necessário nos distanciarmos do que conhecemos e ter disponibilidade para viver a realidade do outro.

Para mim, essa última frase é o que define o design. A fim de criar um produto que vá fazer diferença na vida de muitas pessoas é preciso entender os diversos ambientes em que ele pode ser aplicado.

Deixo aqui um trailer de um filme que explora bastante as diferenças ao redor do mundo. Para quem quiser ver e se inspirar, é sempre bom manter esse espírito dentro de nós🙂

Até a próxima!❤

About fadbrasil

FAÇA DIFERENÇA!
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s